terça-feira, 26 de abril de 2011

seminários para a prova

Queridos, os trabalhos devem seguir os seguintes itens:

Texto escrito para o final do semestre, com:

Sumário, introdução ao tema, desenvolvimento, análise dos filmes, conclusão, bibliografia (incluindo os sites consultados), filmografia.

Power Point para apresentação em sala com clipes extraídos dos filmes para exemplificar melhor as análises.

1. Expressionismo alemão

Bibliografia:

CANEPA, L. L. “Expressionismo alemão”, in Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
KRACAUER, S. De Caligari a Hitler: uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
EISNER, L. A tela demoníaca. São Paulo: Brasiliense.

Filmes:

O gabinete do Dr. Caligari (1919), de R. Wiene
Nosferatu (1922), de Murnau
O último dos homens, de Murnau
Dr Mabuse, de Fritz Lang
Metropólis, de Fritz Lang


2. Neo-Realismo

DELEUZE, Gilles. “A crise da imagem-ação” – ultimo capítulo de Cinema 1: A Imagem-movimento. E "Para Além da Imagem-Movimento" 1º capítulo do Cinema 2: A Imagem-Tempo. Editora Brasiliense.
FABRIS, Mariarosaria. O Neo-Realismo Cinematográfico Italiano. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1996.
__________________. “Neo-realismo italiano”, in Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
CATALOGO CCBB. Olhares neo-realistas. 2007.
XAVIER, I. “O realismo revelatório e a crítica à montagem”, in O discurso cinematográfico. Opacidade e transprarência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
BAZIN, A. O cinema, ensaios. “Alemanha ano zero”, “O realismo cinematográfico e a escola italiana de liberação”, “Ladrões de bicicleta”, “De Sica diretor”. São Paulo: Brasiliense, 1991.

Fimes de R. Rossellini, Fellini, V. de Sicca + o que vocês acharem interessante a partir dos textos.


3. Nouvelle Vague e Godard


MANEVY, Alfredo. “Nouvelle Vague” in Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
FRODON, J. M. “Um novo mundo”, in Nouvelle Vague. Cinemateca portuguesa - Museu do Cinema, Lisboa, 1999.
PAINI, D. “Notas para um desenho da Nouvelle Vague ou Nouvelle Vague, mon beau souci”, in Nouvelle Vague. Cinemateca portuguesa - Museu do Cinema, Lisboa, 1999.
MARIE, M. “Um conceito crítico”, in Nouvelle Vague. Cinemateca portuguesa - Museu do Cinema, Lisboa, 1999.
ASTRUC, A. “Nascimento de uma nova vanguarda: a camera stylo”, in Nouvelle Vague. Cinemateca portuguesa - Museu do Cinema, Lisboa, 1999.


Filmes de Godard:

Pierrot Le fou
Alphaville
La Chinoise


4. Cinema Novo no Brasil

BENTES, I. "O Devorador de Mitos" - introdução do livro Glauber Rocha. Cartas ao Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
CARVALHO, Maria do Socorro. “Cinema Novo Brasileiro”, in Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
AVELLAR, J. C. Deus e o diabo na terra do sol. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
XAVIER, I. Sertão Mar - Glauber Rocha e a Estética da Fome. São Paulo: Cosac Naif. (sobre Barravento e Deus e o Diabo)
XAVIER, I. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense. (Sobre Terra em transe e filmes )

Filmes:

Barravento – Glauber Rocha
Deus e o Diabo na Terra do sol – Glauber Rocha
Vidas Secas – Nelson Pereira dos Santos
São Bernardo (1970) – Leon Hirzman


5. Cinema moderno no Brasil


BENTES, I. "O Devorador de Mitos" - introdução do livro Glauber Rocha. Cartas ao Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
BENTES, Ivana. “Multitropicalismo, Cine-sensação e dispositivos teóricos” in Tropicália, uma revolução na cultura brasileira, in BASUALDO, C. (org.). SP: Cossacnaify, 2007.
CARVALHO, Maria do Socorro. “Cinema Novo Brasileiro”, in Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
AVELLAR, J. C. Deus e o diabo na terra do sol. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
XAVIER, I. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense. (Sobre Terra em transe, Macunaíma. Bandido da Luz vermelha)

Filmes:

Terra em transe – Glauber Rocha
Macunaíma – Joaquim Pedro de Andrade
O bandido da luz vermelha –Rogério Sganzerla


6. Documentário Brasileiro Contemporâneo/Eduardo Coutinho


DA-RIN, Silvio. Espelho partido, tradição e transformação do documentário cinematográfico. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
LINS, Consuelo. “Documentário: uma ficção diferente das outras?”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
¬¬_____________. “O cinema de Eduardo Coutinho: uma arte do presente”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
____________. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. RJ: Jorge Zahar Editor, 2008.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.) Documentário no Brasil. Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial, 2004.

Cabra Marcado para morrer (1964/1984)
Babilônia (1999)
Edifício Master (2001)
Jogo de Cena (2007)

7. Documentário Brasileiro Contemporâneo


DA-RIN, Silvio. Espelho partido, tradição e transformação do documentário cinematográfico. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
LINS, Consuelo. “Documentário: uma ficção diferente das outras?”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
¬¬_____________. “O cinema de Eduardo Coutinho: uma arte do presente”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
____________. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. RJ: Jorge Zahar Editor, 2008.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.) Documentário no Brasil. Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial, 2004.

Futebol
Nelson Freire
Entre atos
Santiago

8. Os sertões no cinema brasileiro contemporâneo


Bibliografia:

Bentes, I. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo, in Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
ORICCHIO, L. Z. “Cinema Brasileiro Contemporâneo”(1990/2007), in Fernando Mascarello (org.), Cinema Mundial Contemporâneo. Campinas: Papirus,
NAGIB, L. O cinema da retomada. São Paulo: Editora 34.
Xavier, I. “O cinema brasileiro dos anos 90”, in Praga: Estudos Marxistas.São Paulo: Hucitec.

Textos on line:

http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/prof_ibentes.html
http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/Alceu_n15_Bentes.pdf
Sobre Aspirinas e Urubus: http://www.logos.uerj.br/PDFS/24/2_adalberto.pdf
http://www.contracampo.com.br/
XAVIER, I. sobre Cinema Brasileiro recente: www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/viewFile/9777/9009


Filmes:

Central do Brasil – W. Salles
Baile Perfumado – Lírio Ferreira e Paulo Caldas
Aspirinas e urubus (2005) – Marcelo Gomes
O céu de Suely – Karim Ainouz

Nenhum comentário: