terça-feira, 22 de março de 2011

Programa 2011/1

Escola de Comunicação/UFRJ
Linguagem Audiovisual I
Professora: Consuelo Lins
Programa 2011/1

Ementa: Teoria e crítica do cinema. Diferentes linguagens cinematográficas. Gêneros do Cinema. Cinema e novas tecnologias. Vídeo-arte.

PROGRAMA E FILMOGRAFIA

1. Apresentação do curso e do filme Elefante (2003), de Gus Van Sant.
2. Exibição do filme Elefante (2003), de Gus Van Sant
3. Discussão do filme e apresentação do “Cinema das Origens”. +
4. Apresentação de curtas do Cinema das Origens.
5. O Cinema Narrativo Clássico. Filmes: Trechos de O nascimento de uma nação e Intolerância de D. W. Griffith.
6. Vanguardas Históricas + curtas da vanguardas
7. O construtivismo e o cinema soviético
8. Filme: Trechos de O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein e O homem da Câmera (1929), Dziga Vertov.
9. A. Hitchcock e o Cinema Clássico Narrativo.
10. Filme: Janela Indiscreta.
11. Orson Welles e o Cinema Moderno.
12. Filme: Cidadão Kane (1941), de Orson Welles.
13. Revisão.
14. Primeira Prova.
15. Neo-Realismo + trechos de filmes.
16. Roma, cidade aberta (1945), de R. Rossellini/ Ladrão de bicicletas (1948) de Vittorio De Sica.
17. Nouvelle Vague e a Política dos Autores.
18. Filme: Acossado (1960), de J. L. Godard.
19. Os cinemas novos no Brasil: Cinema Novo + Cinema Marginal.
20. Filme: trechos de Deus e o Diabo (1964) de Glauber Rocha e Terra em Transe (1967).
21. O Bandido da Luz Vermelha (1969), de R. Sganzerla.
22. Construção do real/ Documentário. Documentário brasileiro moderno e contemporâneo. Cabra Marcado para Morrer (1964/1984), de Eduardo Coutinho.
23. Cinema brasileiro contemporâneo: O invasor (Beto Brandt)
24. Cinema brasileiro contemporâneo: Jogo de Cena (Eduardo Coutinho)
25. Cinema brasileiro contemporâneo: Rua de Mão dupla (Cao Guimarães)
26. Cinema contemporâneo: Trecho de Five de Abbas Kiarostami e o curta Ocidente de Leonardo Sette.
27. REVISÃO
28. PROVA

BIBLIOGRAFIA:

1. O Cinema das Origens

GUNNING, Tom. "O Cinema das Origens", entrevista na Revista Imagens 02, agosto 1994.
CESARINO COSTA, Flávia. O Primeiro Cinema. Espetáculo, Narração, Domesticação. São Paulo: Editora Scritta, 1995.
_______________________. “Primeiro Cinema”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MACHADO, Arlindo. "Pré-cinemas: as Origens do Cinema" e "O cinema das Origens" in Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. São Paulo: Editora Papirus, 1997

2. O Cinema Narrativo Clássico


GUNNING, Tom. “Tecendo uma narrativa: estilo e contexto econômico nos filmes Biograph de Griffith.”, in Maria João Madeira e Luis Miguel Oliveira (org), D.W. Griffith. Lisboa: Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema, outubro de 2004.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
_______. D.W. Griffith: O Nascimento de um Cinema. Brasiliense, 1994.
_______. “A continuidade (match-up) e a montagem paralela no cinema de Griffith”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
LUZ, Rogério. “A Construção da Narrativa”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
Hitchcock/Truffaut. Entrevistas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

3. As Vanguardas Históricas

VIEIRA, João Luís. “As vanguardas historicas: Eisenstein, Vertov e o construtivismo cinematografico”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
XAVIER, Ismail (org). A Experiência do Cinema. Ed. Graal e Embrafilme, 1983
MACHADO, Arlindo. Eisenstein: Geometria do Extase. São Paulo: Brasiliense, 1982.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme e O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: uma História Psicológica do Cinema Alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (sobre o expressionismo alemão)
CANEPA, Laura. “Expressionismo alemão”. In: In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
SARAIVA, Leandro. “Montagem soviética”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
CANIZAL, Eduardo Penuela. “Surrealismo”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.

4. Cinema moderno/Cinemas Nacionais

BAZIN, A. O cinema, ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BAZIN, A. Orson Welles. Jorge Zahar Editor, 2005.
BENTES, Ivana. Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.
______. "O Devorador de Mitos" - introdução do livro Glauber Rocha. Cartas ao Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
BENTES, Ivana. “Multitropicalismo, Cine-sensação e dispositivos teóricos” in Tropicália, uma revolução na cultura brasileira, in BASUALDO, C. (org.). SP: Cossacnaify, 2007.
DELEUZE, Gilles. "Para Além da Imagem-Movimento" 1º capítulo do Volume Cinema 2: A Imagem-Tempo. Editora Brasiliense.
FABRIS, Mariarosaria. O Neo-Realismo Cinematográfico Italiano. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1996.
__________________. “Neo-realismo italiano”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
CATALOGO CCBB. Olhares neo-realistas. 2007.
MANEVY, Alfredo. “Nouvelle Vague”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
PARENTE, A. Narratividade e Modernidade. Campinas: Papirus, 2000.
XAVIER, Ismail. Sertão Mar - Glauber Rocha e a Estética da Fome. São Paulo: Brasiliense, 1983.
-------------.Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.
-------------. O Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
ROCHA, Glauber. A Revolução do Cinema Novo. Embrafilme/Alhambra. (textos: A Estética da Fome, A Revolução é uma Estética, Tricontinental).


6. Video-Arte e Novas Tecnologias

MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. São Paulo: Papirus. 1997
______________. Made in Brasil. Três décadas de vídeo brasileiro. Itaú Cultural, 2003.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. SP: Senac, 2008.
OMAR, Arthur. “Cinema, Vídeo e tecnologias digitais. A questão do artista.” In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

Videos: Nam June Paik, Bill Violla, Zbignew, Garry Hill, etc. Brasileiros: Eder Santos, Arthur Omar, Sandra Kogut, Lucas Bambozzi, Cao Guimarães etc.

Catálogos e exibição de vídeos

7. Construção do Real/Documentário

BERNARDET, J. C. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido, tradição e transformação do documentário cinematográfico. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
GRANJA, Vasco. Dziga Vertov. Portugal: Horizonte de Cinema, Livros Horizonte.
KIAROSTAMI, A. "Duas ou três coisas que eu sei de mim, Fotografia e natureza" In:Abbas Kiarostami. Editora Cosac Naif, São Paulo 2004
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Televisão, cinema e vídeo. Jorge Zahar Editor, 2004.
_____________. “Documentário: uma ficção diferente das outras?”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
¬¬_____________. “O cinema de Eduardo Coutinho: uma arte do presente”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
____________. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. RJ: Jorge Zahar Editor, 2008.
____________. “Rua de mão dupla: documentário e arte contemporânea”, in K. Maciel, Transcinemas. RJ: Contracapa, 2009.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.) Documentário no Brasil. Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial, 2004.